scuola Sant'Albino
SCUOLA SANT’ALBINO
Co-autor : Carlos Machado e Moura (MAVAA arquitectos)
O projecto responde à necessidade de construir, com um orçamento exíguo e requisitos de eficiência energética, uma Escola Primária e um Jardim de Infância em Sant'Albino, uma zona rural junto a Montepulciano, no coração daToscana.
A forma em L encaixa-se no lote triangular em pendente e os muros de perímetro delimitam os recreios e desenham um jardim público, a poente, e a entrada, a nascente.O Edifício e os seus pátios funcionam como um todo que pretende recuperar a tradicional imagem das muralhas dos centros históricos da Toscana, contribundo para a consolidação do perimetro urbano.
Construído no limite entre a vila e o campo, o edifício assume uma expressão material “natural” conseguida pela conjugação do tijolo à vista e das janelas em madeira.
O desenho elementar das fachadas assume a imagem de uma arquitectura que comunica abertamente com o exterior-interior, explorada através dos limites entre muro e parede. Os muros definem o espaço e são edifício.
Corte A
Corte B
Alçado Norte
Na fachada norte uma longa e continua sucessão de janelas mecânicas enquadra a vista de grande beleza natural.
Tal como o exterior, o uso de paineis de madeira nos espaços comuns e a presença, através dos grandes envidraçados, do tijolo aparente dos pátios confere ao interior um impacto visual e tátil de grande conforto.
A escola para cerca de 80 alunos, tem 8 salas de aula, 3 salas especiais para arte, musica e informática e uma cantina. O grande espaço de entrada, na charneira do “L”, interliga as duas alas de aprendizagem. É um espaço onde tudo acontece, se o grande envidraçado da entrada protegido e recuado deixa ver a paisagem exterior, um grande envidraçado interior desvenda o espaço da cantina e envidraçados mais pequenos e de diferentes tamanhos dão acesso a ambos os pátios.
Álvaro Siza - Museu Hombroich, Alemanha
Álvaro Siza - Museu Hombroich, Alemanha