DR Aeroporto
DAVID ROSAS AEROPORTO
Na galeria comercial do Aeroporto de Lisboa, com uma grande diversidade estética de lojas, o projecto - uma boutique de Jóias - pretendeu ser uma “casa” à parte.
Para o cliente, o projecto deveria ser claramente diferente e impactante e simultaneamente silencioso e calmo. Na azáfama de um aeroporto repleto de pessoas com pouco tempo, com muito ruído real e visual - o conceito de uma casa de madeira pareceu o espaço mais interessante para “transportar” os clientes para um outro local de forma a terem a calma suficiente para comprar um produto dispendioso como uma jóia.
Corte B
Corte A
O programa: Um espaço único com uma grande área de exposição, uma zona de atendimento reservada para sentar e um compartimento para arrumos/cofre.
A solução: Num espaço exíguo de 5 por 8 metros com 5 metros de altura, ficou claro que seria necessário tirar partido da altura. Surgiu, assim, o conceito da casa de madeira “abstracta” com “telhado tradicional” materializada por painéis de madeira tridimensionais.
As paredes e o teto, foram pintados com uma cor escura para enaltecer a “casa”. Os painéis de madeira foram pensados para serem versáteis, não opacos, com ritmo e movimento. São simultaneamente painéis de decoração, portas para armários e painéis de teto com vazios que escondem infra-estruturas, como grelhas de ar condicionado, equipamentos de incêndio, eléctricos, de som e segurança.
Os vazios dos painéis do teto servem também para poder suspender 100 candeeiros em latão. Com lâmpadas específicas para ourivesaria e câmaras ocultas, os candeeiros são o elemento visual que enfatiza a verticalidade e acrescenta detalhe ao espaço.
Tradicional sistema de ventilação - Fienile - , Toscana, Itália