capa-zen.jpg

zenemotion

ZENEMOTION

O projecto para um pequeno ginásio de serviços personalizados, localizado num edifício junto ao Parque da Cidade do Porto, é resultado de uma reflexão entre a luz, natureza e privacidade.

O espaço comercial, com cerca de 135m2, tem dois grandes envidraçados virados, um para a rua e outro para o parque da cidade. A disposição do espaço e o programa determinaram que os dois envidraçados definissem as duas salas de atividade pretendidas pelo cliente.

 
 

Ambas as salas precisavam de luz, privacidade e do parque/natureza. Definimos que era necessário um elemento que simultaneamente cumprisse estes 3 requisitos. Desenhamos paineis , baseado nos japoneses “Shoji”, de correr e abrir que quando fechados conseguem coar a luz, mas não obscurecer a sala; apenas com a altura necessária (2m) garantem a privacidade e deixam à vista as copas das árvores circundantes.

 
 
Shoji - Tradicionais Paineis de controle solar Japoneses

Shoji - Tradicionais Paineis de controle solar Japoneses

Detalhe dos paineis idealizados

 

Corte A

 
 
 
 
 
 
 

Os espelhos nas salas garantem a repetição da natureza tornando o espaço mais acolhedor. As portas de acesso, porpositadamente espessas, garantem o ritual de passagem para um espaço que se pretende especial.

O pavimento em cortiça reforça o apelo aos sentidos aliando o conforto tátil e visual ao particular carácter olfativo, aproximando mais o cliente da envolvente.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

LOCAL : Avenida do Parque, Porto, Portugal

ESTADO : Construído

DATA : 2007-2008

CLIENTE : Sandro Santos

AUTOR : Luís Pereira Viana

CONSTRUÇÃO : Magalhães Construções,

Carpintaria Mecânica de São João

FOTOGRAFIAS : Inês D’Orey