capa.jpg

Wuhan

WUHAN

Co-autor : Carlos Machado e Moura (MAVAA arquitectos)

O estudo preliminar pedido para 3 naves industriais e um edifício administrativo, assente apenas na imagem e organização estratégica, resultou numa ideia de conceito relacionada directamente com a actividade da empresa em questão - o aço.

Interpretamos as três grandes naves industriais como grandes lingotes de aço em bruto e o edifício-sede, mais pequeno e compacto, como uma peça acabada em aço inoxidável - uma metáfora simples entre a transformação e o produto acabado.

 
 

O edifício sede revestido a chapa de aço inox polido revela todas as potêncialidades e versatilidade do material . A imagem abstrata e complexa, dissimulada pela vegetação resultaria do espelhamento do aço polido e do facto do edifício apenas ter aberturas para um grande pátio interior.

 
 
 
lingotes de aço em bruto

lingotes de aço em bruto

lingotes de aço acabado

 
 
esquema de implantação.JPG
 

Num terreno rectângular com vias a norte e a nascente entendemos que a melhor forma de dispôr os edifícios, executados faseadamente conforme as necessidades de resposta da empresa, seriam as três naves industriais paralelas entre si e o edifício sede perpendicular às anteriores.

Esta distribuição, permite, por um lado, enobrecer a zona de entrada institucional, equipando-a com um grande jardim ou uma ampla praça arborizada e, por outro, permitir que o complexo não fique com uma imagem incompleta até à realização da segunda fase.

 
 
 
 

As referências a este tipo de abordagem formal são várias e proliferam tanto na arquitectura como nas artes plásticas. Referimonos, em particular, às obras do escultor indiano Anish Kapoor e a alguns edifícios do arquitecto francês Dominique Perrault e do gabinete japonês SANAA, que ilustramos em baixo.


No entanto, a ideia de fortalecer a presença de vegetação no lote não tem apenas uma motivação compositiva mas inscreve-se numa aposta na qualidade do espaço exterior que permitirá, não só uma filtragem visual e acústica relativamente aos edifícios e arruamentos contíguos, como também o usufruto de um espaço natural por parte dos colaboradores da empresa durante a pausa do almoço ou no fim de um dia de trabalho.


De resto, imagina-se que, com a sua devida infra-estruturação e ocupação, a Zona Industrial de Loureiro possa vir a ser dotada de uma série de serviços à pessoa – equipamentos desportivos, serviços, comércio, transporte públicos, etc. – que possam conferir aos trabalhadores da WUHAN Industries excelentes condições, aumentando assim o seu bem-estar e, consequentemente, a produtividade da empresa.

 
imagens de referência.JPG

1 - 4 obras de Anish Kapoor | 5 - 6 edifícios com elementos metálicos que refletem a envolvente: fábrica APLIX, arq. Dominique Perrault ; Serpentine Gallery, SANAA | 7 - 8 fachada com elementos metálicos que formam texturas: Fábrica Inapal, menos é mais arquitectos

 

LOCAL : Oliveira de Azeméis, Portugal

ESTADO : Concurso de Concepção

DATA : 2012

CLIENTE : Wuhan Industries

AUTOR : MAVAA (Carlos Machado Moura + Luís Pereira Viana)

ESPECIALIDADES : FL Engenharia (estabilidade e inst. hidráulicas);

Gatengel (inst. electricas);

Paulo Queiróz Faria Engenheiros (inst. mecânicas)