Rua da Vitória
RUA DA VITÓRIA
Co-autor : Carlos Machado e Moura (MAVAA arquitectos)
O projecto prevê a reabilitação do edifício de habitação situado no lote conformado pela Rua da Vitória, e pelas Escadas da Vitória, incluindo também os Balneários da Freguesia da Vitória projectado pelo CRUARB em 1989.
A sua localização e arquitectura, destacam o carácter singular do edifício.
A intervenção visa essencialmente conferir ao edifício clareza na volumétria e linguagem.
Optamos por tirar partido da forma curva da fachada a poente-sul através do azulejo manual para conferir um “brilho” adicional.
Pormenor do azulejo artesanal a utilizar
Eduardo Souto de Moura - Estação de Metro do Bolhão, Porto, Portugal
Propõe-se a eliminação do pano de parede curva em tijolo de vidro, de modo a maximizar a iluminação natural para o Piso 0.
Em simultâneo, na fachada da Rua da Vitória, serão removidas as pequenas palas que coroam os muros de granito. O reboco e a chapa da empena nascente substituídos por ETICS, promovendo um melhor isolamento térmico e impermeabilização. O seu desenho será regularizado, uniformizando a altura da platibanda, que por sua vez oculta a presença do telhado.
A fachada piso 0 será revestida a microcimento,
Alçado Rua da Vitória
Piso 2
No piso 0, os balneários atualmente desactivos, dão origem a duas habitações T1. Nos pisos 1 e 2, a intervenção mantêm a tipologia T2, incidindo na optimização das zonas sociais dos fogos .
Alçado Sul
Devido ao impacto da cobertura dos antigos balneários, muito visível do miradouro da Vitória, optamos por conceber uma cobertura ajardinada.
Piso 1
Piso 0
Corte B
Pormenor de colocação de azulejo azulima azulejo liso série CE manual com topo vidrado (alçado em verdadeira grandeza)
Eduardo Souto de Moura - Estação de Metro do Bolhão, Porto, Portugal